"Aquele que ensina meramente para a escola, este educa para a vida"

"Aquele que ensina meramente para a escola, este educa para a vida"
"Aquele que ensina meramente para a escola, este educa para a vida"

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Critérios de avaliação (baseados nos PCNs)

Expressar suas necessidades da atenção á Saúde
Responsabilizar-se com crescente autonomia por sua higiene corporal, percebendo a como fator de bem estar e como valor da convivência social
Conhecer e desenvolver hábitos alimentares favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento
Conhecer e utilizar medidas de primeiros socorros ao seu alcance
Reconhecer as doenças transmissíveis mais comuns em sua região
Relacionar-se e comunicar-se produtivamente nas diferentes situações do convivio escolar
Conhecer os recursos da saude disponiveis e necessários par a saúde da comunidade
Agir na perspectiva da saúde coletiva

4 comentários:

  1. “A orientação proposta nos PCNs reconhece a importância da participação construtiva do aluno e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos específicos que favoreçam o desenvolvimento das capacidades necessárias à formação do indivíduo. Ao contrário de uma concepção de ensino e aprendizagem como um processo que se desenvolve por etapas, em que a cada uma delas o conhecimento é acabado, o que se propõe é uma visão de complexidade e da provisoriedade do conhecimento. De um lado, porque o objeto do conhecimento é complexo de fato e reduzi-lo seria falsificá-lo; de outro, porque o processo cognitivo não acontece por justaposição, senão por reorganização do conhecimento. É também provisório, uma vez que não é possível chegar de imediato ao conhecimento correto, mas somente por aproximações sucessivas que permitem sua reconstrução.” (Introdução aos PCNs, 1997, p.44

    ResponderExcluir
  2. Os estudantes fizeram alguns trabalhos sobre Ética a pedido de seus professores, tais como painéis e cartazes e nós aproveitamos este material como centro de discussão. Os estudantes começaram a correlacionar elementos conceituais com o próprio comportamento e também com as possibilidades de ensino de Ética às crianças que no futuro serão os seus alunos na primeira etapa do Ensino Fundamental. Exemplos concretos e situações da vida real foram utilizados para discussão e análise de modo que os estudantes estivessem todo o tempo conferindo as questões propostas com a situação em que vivem.
    http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/6386/temas-transversais-avaliacao-da-aprendizagem-de-etica-em-curso-de-formacao

    ResponderExcluir
  3. http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-sao-feitos-bebes-623362.shtml

    ResponderExcluir
  4. Avaliação
    A avaliação dos temas transversais não deve ser diferente ao da avaliação de qualquer tipo de ensino. No entanto, ressaltar suas características não só pode servir-nos para recordá-las, como para tornar manifesto as orientações não satisfatórias para esses temas. Nesse sentido, a maior parte dos autores está de acordo em que avaliação de vê ser.
    (qualitativa processual e formativa)

    ResponderExcluir