"Aquele que ensina meramente para a escola, este educa para a vida"

"Aquele que ensina meramente para a escola, este educa para a vida"
"Aquele que ensina meramente para a escola, este educa para a vida"

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Conteúdos (baseados nos PCNs)

a saúde se expressa no espaço e no tempo de uma vida, dependendo dos meios de que cada um dispõe
saúde é bem estar físico, mental e social.
autonomia, liberdade e capacidade para regular as variações que aparecem no organismo, são condições essenciais para que o sujeito cuide de si.
estudo das transformações própias do crescimento e desenvolvimento; conteúdos principais: construção da identidade e da auto-estima, cuidado com corpo, nutrição, valorização de vínculos afetivos e negociação de comportamento para o convívio social.
daí os estudos de: autonomia, fisiologia do aparelhor reprodutor, fenômenos (mestruação, sexo, fecundação, gravidez...) que têm implicações fisiológicas e psicologicas.
outros temas: puberdade, adolescencia, diversidade humana que gera discriminação e preconceito, valorização estética de tipos físicos pelas mídias, higiene corporal, decisões pessoais de autocuidado, alimentação e dieta em relação á cultura local, nutrição (ingestão - digestão, absorção, anabolismo, catabolismo, excreção)
caminho do alimento desde sua produção até o consumidor, identificando trabalho, uso de aditivos e agrotóxicos e seus efeitos, necessidades, criadas pelas midías, obesidade e carência nutricional, medicamentos, uso do açucar...
exercicío de diagnostico em saúde, observando sinais e sintomas (história da saúde individual), exercicío fisíco e saúde: indicação, riscos e contra-indicações.
a convivência com a doença e morte da familia

3 comentários:

  1. conforme os PCNs o objetivo de aplicar esses conteúdos é fazer que com que o professor, forme crianças que dominam os conhecimentos necessários para crescerem como cidadões plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossas sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Não é tarefa fácil apresentar um projeto com relevante importância para o meio social a ponto de abranger todas as disciplinas curriculares e os temas transversais. Assim, professores e coordenadores pedagógicos se deparam com uma polêmica na escola: Que assunto será abordado a ponto de todos compreenderem sua importância curricular e social?

    ResponderExcluir
  3. Objetivos gerais e conteúdos
    Sempre respeitar as opiniões ou pontos de vista pessoais e nenhum membro da comunidade escolar serão discriminados por nenhum atributo de sexo, de crença, de raça ou qualquer outra característica pessoal e social.

    Conteúdos e organização
    Pertinência em relação ao desenvolvimento evolutivo dos alunos, buscando melhor distância.
    Coerência com a lógica interna das disciplinas que formam os núcleos das diferentes áreas
    Adequação dos novos conteúdos aos conhecimentos prévios dos alunos.

    Priorização de um tipo de conteúdos na hora de organizar a sequencia
    Organização dos conteúdos da forma mais adequada para conseguir os objetivos.

    ResponderExcluir