"Aquele que ensina meramente para a escola, este educa para a vida"
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Modelo didático
Didático:
Motivação
Variedade de enfoques
Variedade de recursos
Tratamento problemático
Aprendizagem significativa
Atenção ás atitudes
Funcionalidade das aprendizagens
Avaliação formativa e e compartilhada
Motivação
Variedade de enfoques
Variedade de recursos
Tratamento problemático
Aprendizagem significativa
Atenção ás atitudes
Funcionalidade das aprendizagens
Avaliação formativa e e compartilhada
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Orientações Didáticas (baseados nos PCNs)
A organização do trabalho em torno da saúde
É enssencial o trabalho conjunto com a familia e grupos de forte presença social
O desenvolvimento dos conteúdos deve levar em conta as particularidades da faixa de crescimento e desenvolvimento
Os conteúdos apresentados são aplicáveis a diferentes realidades, mas sua tradução em práticas concretas de saúde exige adequação e detalhamento para a realidade sanitária de cada local.
É enssencial o trabalho conjunto com a familia e grupos de forte presença social
O desenvolvimento dos conteúdos deve levar em conta as particularidades da faixa de crescimento e desenvolvimento
Os conteúdos apresentados são aplicáveis a diferentes realidades, mas sua tradução em práticas concretas de saúde exige adequação e detalhamento para a realidade sanitária de cada local.
Programas de TV - (sobre saúde) atualizações
http://g1.globo.com/bemestar/
Temas Geradores:
Alimentação
Atividade física
Clínica geral
Coração e circulação
Dermatologia
Infectologia
Pediatria
Psiquiatria
Saúde da mulher
http://v5.tvgazeta.com.br/vocebonita/
Temas Geradores:
Qualidade de vida
Saúde
Beleza
Atividade física
Terapias alternativas
Bem estar
Estética e nutrição
Temas Geradores:
Alimentação
Atividade física
Clínica geral
Coração e circulação
Dermatologia
Infectologia
Pediatria
Psiquiatria
Saúde da mulher
http://v5.tvgazeta.com.br/vocebonita/
Temas Geradores:
Qualidade de vida
Saúde
Beleza
Atividade física
Terapias alternativas
Bem estar
Estética e nutrição
DEPRESSÃO INFANTIL A Depressão Infantil não se traduz, invariavelmente, por tristeza e outros sintomas típicos. A diferença entre os momentos nos quais as crianças podem estar tristes ou aborrecidas com quaisquer fatores vivenciais que as molestem e a Depressão verdadeira está, principalmente, no tempo e na motivação para esse sentimento. Nas crianças e adolescentes é comum a Depressão ser acompanhada também de sintomas físicos, tais como fatiga, perda de apetite, diminuição da atividade, queixas inespecíficas, tais como cefaléias, lombalgia, dor nas pernas, náuseas, vômitos, cólicas intestinais, vista escura, tonturas, etc. Na esfera do comportamento, a Depressão na Infância e Adolescência pode causar deterioração nas relações com os demais, familiares e colegas, perda de interesse por pessoas e isolamento. As alterações cognitivas da Depressão infantil, principalmente relacionadas à atenção, raciocínio e memória interferem sobremaneira no rendimento escolar. Os sintomas mais freqüentes da Depressão na Infância e Adolescência costumam ser os seguintes: insônia, choro, baixa concentração, fatiga, irritabilidade, rebeldia, tiques, medos lentidão psicomotora, anorexia, problemas de memória, desesperança, ideações e tentativas de suicídio. A tristeza pode ou não estar presente.
SINAIS E SINTOMAS SUGESTIVOS DE DEPRESSÃO INFANTIL
SINAIS E SINTOMAS SUGESTIVOS DE DEPRESSÃO INFANTIL
1- Mudanças de humor significativa
2- Diminuição da atividade e do interesse
3- Queda no rendimento escolar, perda da atenção
4- Distúrbios do sono
5- Aparecimento de condutas agressivas
6- Auto-depreciação
7- Perda de energia física e mental
8- Queixas somáticas
9- Fobia escolar
10- Perda ou aumento de peso
11- Cansaço matinal
12- Aumento da sensibilidade (irritação ou choro fácil)
13- Negativismo e Pessimismo
14- Sentimento de rejeição
15- Idéias mórbidas sobre a vida
16- Enurese e encoprese (urina ou defeca na cama)
17-Condutas anti-sociais e destrutivas.
Não é obrigatório que a criança depressiva complete todos os itens da lista acima para se fazer o diagnóstico. Ela deve satisfazer um número suficientemente importante de itens para despertar a necessidade de atenção especializada. Dependendo da intensidade da Depressão, pode haver substancial desinteresse pelas atividades rotineiras, queda no rendimento escolar, diminuição da atenção e hipersensibilidade emocional. Surgem ainda preocupações típicas de adultos, tais como, a respeito da saúde e estabilidade dos pais, medo da separação e da morte e grande ansiedade.Além disso, tendo em vista a característica atípica da maioria das depressões na infância, alguns autores começam a pensar neste diagnóstico para outras patologias bem definidas, como é o caso do Déficit de Atenção e Hiperatividade, para certos casos de Distúrbios de Conduta (notadamente a rebeldia, oposição e agressividade) e para os Transtorno Fóbico-Ansioso. Supõe-se haver uma íntima relação entre todos esses quadros citados e, principalmente na ansiedade da infância, quer seja como co-morbidade ou como manifestações clínicas atípicas da Depressão Infantil.
Critérios de avaliação (baseados nos PCNs)
Expressar suas necessidades da atenção á Saúde
Responsabilizar-se com crescente autonomia por sua higiene corporal, percebendo a como fator de bem estar e como valor da convivência social
Conhecer e desenvolver hábitos alimentares favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento
Conhecer e utilizar medidas de primeiros socorros ao seu alcance
Reconhecer as doenças transmissíveis mais comuns em sua região
Relacionar-se e comunicar-se produtivamente nas diferentes situações do convivio escolar
Conhecer os recursos da saude disponiveis e necessários par a saúde da comunidade
Agir na perspectiva da saúde coletiva
Responsabilizar-se com crescente autonomia por sua higiene corporal, percebendo a como fator de bem estar e como valor da convivência social
Conhecer e desenvolver hábitos alimentares favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento
Conhecer e utilizar medidas de primeiros socorros ao seu alcance
Reconhecer as doenças transmissíveis mais comuns em sua região
Relacionar-se e comunicar-se produtivamente nas diferentes situações do convivio escolar
Conhecer os recursos da saude disponiveis e necessários par a saúde da comunidade
Agir na perspectiva da saúde coletiva
Saúde coletiva
DST
Uso de drogas
Relações sociais
Acordos e limites
Qualidade de vida e saúde
Taxa de natalidade e mortalidade
Doenças nutricionais
Padrões de epidemia
Niveís de renda e escolarização
Água tratada e rede de esgosto
Violência
Tensões e desajustamente
Prostuições
Doenças de exclusão social (tuberculose, mental, Aids...)
Destruição de ambientes naturais
Politicas urbanas
Métodos de trabalho insustentável na industria e na agricultura
Uso de drogas
Relações sociais
Acordos e limites
Qualidade de vida e saúde
Taxa de natalidade e mortalidade
Doenças nutricionais
Padrões de epidemia
Niveís de renda e escolarização
Água tratada e rede de esgosto
Violência
Tensões e desajustamente
Prostuições
Doenças de exclusão social (tuberculose, mental, Aids...)
Destruição de ambientes naturais
Politicas urbanas
Métodos de trabalho insustentável na industria e na agricultura
Conteúdos (baseados nos PCNs)
a saúde se expressa no espaço e no tempo de uma vida, dependendo dos meios de que cada um dispõe
saúde é bem estar físico, mental e social.
autonomia, liberdade e capacidade para regular as variações que aparecem no organismo, são condições essenciais para que o sujeito cuide de si.
estudo das transformações própias do crescimento e desenvolvimento; conteúdos principais: construção da identidade e da auto-estima, cuidado com corpo, nutrição, valorização de vínculos afetivos e negociação de comportamento para o convívio social.
daí os estudos de: autonomia, fisiologia do aparelhor reprodutor, fenômenos (mestruação, sexo, fecundação, gravidez...) que têm implicações fisiológicas e psicologicas.
outros temas: puberdade, adolescencia, diversidade humana que gera discriminação e preconceito, valorização estética de tipos físicos pelas mídias, higiene corporal, decisões pessoais de autocuidado, alimentação e dieta em relação á cultura local, nutrição (ingestão - digestão, absorção, anabolismo, catabolismo, excreção)
caminho do alimento desde sua produção até o consumidor, identificando trabalho, uso de aditivos e agrotóxicos e seus efeitos, necessidades, criadas pelas midías, obesidade e carência nutricional, medicamentos, uso do açucar...
exercicío de diagnostico em saúde, observando sinais e sintomas (história da saúde individual), exercicío fisíco e saúde: indicação, riscos e contra-indicações.
a convivência com a doença e morte da familia
saúde é bem estar físico, mental e social.
autonomia, liberdade e capacidade para regular as variações que aparecem no organismo, são condições essenciais para que o sujeito cuide de si.
estudo das transformações própias do crescimento e desenvolvimento; conteúdos principais: construção da identidade e da auto-estima, cuidado com corpo, nutrição, valorização de vínculos afetivos e negociação de comportamento para o convívio social.
daí os estudos de: autonomia, fisiologia do aparelhor reprodutor, fenômenos (mestruação, sexo, fecundação, gravidez...) que têm implicações fisiológicas e psicologicas.
outros temas: puberdade, adolescencia, diversidade humana que gera discriminação e preconceito, valorização estética de tipos físicos pelas mídias, higiene corporal, decisões pessoais de autocuidado, alimentação e dieta em relação á cultura local, nutrição (ingestão - digestão, absorção, anabolismo, catabolismo, excreção)
caminho do alimento desde sua produção até o consumidor, identificando trabalho, uso de aditivos e agrotóxicos e seus efeitos, necessidades, criadas pelas midías, obesidade e carência nutricional, medicamentos, uso do açucar...
exercicío de diagnostico em saúde, observando sinais e sintomas (história da saúde individual), exercicío fisíco e saúde: indicação, riscos e contra-indicações.
a convivência com a doença e morte da familia
Temas Transversais
"Educação para a paz, educação para saúde, educação ambiental, etc., são chamados temas ou eixos tranversais; um conjunto de temas de interesse social que a escola tem que desenvolver ao longo de toda a educação obrigatória e que trata de contribuir para aquisição de conhecimentos, atitudes e hábitos adequados para uma cidadania mais saudável e solidária". (Yus, Rafael - Porto Alegre - 1998)
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